O Município de Guimarães foi distinguido com “Bronze” pela plataforma EarthCheck, a primeira de quatro fases desta entidade que classifica destinos turísticos pela valorização da sustentabilidade ambiental.
Guimarães junta-se às regiões autónomas dos Açores e da Madeira, e também dos municípios de Baião e Melgaço, como destino turístico sustentável. Ainda em 2025, Guimarães pode mesmo atingir o patamar destes territórios, com a distinção de “Prata”, um reconhecimento que será progressivo e distintivo consoante o decorrer dos processos.
Os passos já dados pelo Município de Guimarães, nomeadamente com o seu Ecossistema de Governança, ser uma das 100 cidades NetZero 2030, bem como obter o título de Cidade Verde Europeia em 2026, valeram uma presença direta neste processo. A isso juntaram-se os esforços de aliar Guimarães como um destino verde em vários projetos, com vários stakeholders a apresentarem os seus distintivos GreenKey ou GreenTour.
O responsável com a pasta do turismo do Município de Guimarães, Paulo Lopes Silva, destaca a importância deste processo alguns pontos como o “crescimento de Guimarães enquanto destino sustentável, promovendo um turismo responsável e alinhado com os desafios ambientais e sociais do nosso tempo”.