Guimarães é a “cidade-teste” da Smartathon 2017

0

Está lançado o concurso para tornar a cidade de Guimarães eficiente a nível energético e sustentável. A Smartathon 2017 acontece em Lisboa e tem o objectivo de implementar na cidade berço um projecto ecológico e inteligente.

Cidadãos, mobilidade, iluminação, água, energia, habitação ou resíduos são algumas das áreas que poderão fazer parte do projecto implementado em Guimarães pela Smartathon, integrado no próximo ZOOM Smart Cities, em Lisboa. O objectivo é colocar estudantes do ensino superior a submeter ideias inovadoras para a cidade que lidera o consórcio DREAM.

Este DREAM é conhecido pela transformação de ex-Capitais Europeias da Cultura em capitais tecnológicas. Com Guimarães na frente da candidatura, seguem-lhe os passos outras cidades como Weimar (Alemanha), Salamanca (Espanha), Vilnius (Lituânia), Timisoara (Roménia), Dundee (Escócia), Tessalónica (Grécia) e Kharkiv (Ucrânia).

As três equipas finalistas terão garantidas hipóteses de implementação dos seus projectos em ambiente real e a sua Universidade será parceira na candidatura da DREAM ao fundo europeu do Horizonte 2020.

Share.
Exit mobile version