Guimarães avança com candidatura europeia “Smart Cities”

0

São Capitais Europeias da Cultura que querem agora ver-se como capitais da tecnologia. Guimarães lidera um conjunto de sete cidades para abraçar um programa de cidade inteligentes.

Chama-se “Dream” e pretende colocar as cidades milenáres de Weimar (Alemanha), Salamanca (Espanha), Vilnius (Lituânia), Timisoara (Roménia), Dundee (Escócia), Thessaloniki (Grécia) e Guimarães a programar o futuro citadino Europeu. Este programa abarca também parcerias com universidades e empresas ligadas à tecnologia.

O programa, criado ao abrigo do Horizonte 2020, conta já com parcerias portuguesas como a PT Meo, Siemens, Schneider, Universidade do Minho, Altice, InescTec, Efacec, Universidade das Nações Unidas e IrRADIARE, numa ótica de desenvolvimento inteligente e sustentável, prevendo-se projetos transformadores nas áreas da Energia, Espaço, Água, Clima, Iluminação, Conhecimento, Mobilidade, Dados (TIC), Emprego, Habitação, Resíduos e Pessoas.

A candidatura segue agora para Bruxelas e conta com o selo de garantia do Primeiro Ministro Português, António Costa e do Vice-Primeiro Ministro da Lituânia.

Share.
Exit mobile version