São os “Oscars” portugueses e distinguem todos os anos o melhor do cinema nacional. Os Prémios Sophia de 2024 revelaram os candidatos a cada uma das categorias do cinema e televisão nacional e a entrega de prémios está marcada para maio.
“The Nothingness Club” do realizador Edgar Pêra é o filme com mais nomeações nesta edição dos Prémios Sophia. O filme produzido por Rodrigo Areias e o seu Bando à Parte destaca-se entre todos os nomeados por se encontrar em quase todas as categorias, inclusive as mais importantes como “Melhor Filme”, “Melhor Realizador”, “Melhor Ator”, “Melhor Atriz Secundária” ou “Melhor Ator Secundário”. Há ainda a corrida para “Melhor Curta de Animação”, “Melhor Curta de Ficção” e “Melhor Curta Documental”.
No total a produção vimaranense arrecada 15 nomeações numa lista onde também se encontram as películas de Marco Martins com “Great Yarmouth – Provisional Figures”, de João Canijo com “Mal Viver” e de Carlos Conceição com “Nação Valente”. Destaque ainda para a nomeação da estudante vimaranense Francisca Miranda que concorre à categoria do Prémio Sophia Estudante pela sua curta-metragem “Défilement”.
A cerimónia de entrega dos prémios do cinema português, que podem também ajudar a indicar o representante nacional para os Oscars de Hollywood, irá acontecer no dia 26 maio no Casino Estoril, em Cascais, e contará com transmissão em direto na RTP2.