Guimarães acolhe “Refugiados de Xangai”

0

De 3 de Março a 1 de Setembro de 2017, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta irá acolher uma exposição sobre o regresso a Macau de residentes em Xangai, devido à invasão japonesa de 1937, a II Guerra Mundial e a guerra civil na China.

Lisboa e Guimarães são as cidades escolhidas para receberem a exposição macaense “Refugiados de Xangai. Macau (1937-1964)”. A exibição em Portugal é a primeira ação realizada no âmbito de um acordo de cooperação assinado no ano passado entre o Instituto Cultural de Macau e o Centro Científico e Cultural de Macau, do Ministério da Educação e Ciência de Portugal, que inclui entre outras atividades a coedição de estudos, artigos e catálogos em língua portuguesa, chinesa e inglesa.

Organizada pelo Arquivo Histórico de Macau e já exibida na cidade, a exposição “Refugiados de Xangai. Macau (1937-1964)” inclui cerca de uma centena de documentos que ilustram a diáspora macaense no mundo, incluindo o processo de adaptação em Macau dos oriundos de Xangai que abandonaram aquela cidade chinesa devido aos conflitos.

Share.
Exit mobile version