Inaugurou no passado dia 12 a Experimenta Design 2015 em Matosinhos e no Porto com várias peças de Guimarães, nomeadamente de 2012, em exposição.
A Capital Europeia da Cultura de 2012 não passou despercebida e prova disso é a quantidade de suportes de design gráfico que está em exibição na Galeria Nave da Câmara Municipal de Matosinhos. É uma dezena de livros e cartazes que viram um fabuloso legado de Guimarães 2012 na maior mostra de design de Portugal.
Entre as peças em exposição, encontram-se um cartazes do Guimarães Jazz 2012 ou de uma das edições da coleção Reimaginar Guimarães. Já nos livros, destaca-se pelas escolhas dos juízes do “Best Portuguese Book Designs 2010-2013” alguns catálogos de exposições como “Collecting Collections and Concepts”, “O Ser Urbano: Os Caminhos de Nuno Portas”, “Reakt – Olhares e Processos” ou do “Laboratório de Curadoria/Curators’ Lab”.
Mas livros como “Novais Teixeira – O Vimaranense Errante” do vimaranense Paulo Cunha ou “Histórias do Futuro” contado por estudantes de Guimarães e Maribor também integram a exposição do “Percurso do Design Português“.
Esta exposição que incluí ateliers e designers que marcaram Guimarães 2012, como o Martino & Jana, OOF de Cláudio Rodrigues e dos R2, estará aberta até 12 de Março de 2016.
Fotografia: Leandro Martins