Guia para viveres as Festas Nicolinas de 2019

0

Está a chegar mais uma edição das centenárias Festas Nicolinas. O cortejo do Pinheiro dá o mote para o arranque das festas dos estudantes de Guimarães já no dia 29 de novembro.

Todos os anos estudantes das escolas secundárias de Guimarães organizam-se para celebrar uma tradição secular. Fazem peditórios, juntam-se com os mais antigos e realizam as tradicionais Moinas, os ensaios para o mítico cortejo de abertura das Festas Nicolinas, todos os sábados de novembro às 15:00 no Largo da Mumadona.

Depois do pesado enterro do Pinheiro, onde se espera nada menos que uma grande ressaca, há ainda espaço para os outros programas das Nicolinas. No dia 4 de dezembro dá-se a tão aguardada recompensa, as Posses, aos estudantes que lutam arduamente (e ainda ouvem uns “bitaites”) para recolher o cabaz para um tradicional Magusto no Largo da Oliveira.

No dia seguinte, 5 de dezembro, é dia de dizer as verdades com o Pregão declamado em várias varandas e janelas do centro histórico. As Maçazinhas saem depois para a rua, no dia 6, com carros alegóricos e e grandes lanças para alcançar as belas donzelas que se encontram nas varandas da Praça de S. Tiago.

No mesmo dia acontecem as Danças de S. Nicolau. Um magnífico teatro de revista que ocupa o grande palco do CCVF com os Velhos Nicolinos a tratarem da “saúde” dos acontecimentos e história da cidade.

As Festas Nicolinas dão-se por encerradas no Baile da Saudade no dia 7 de dezembro, mas antes é esperada a tão misteriosa noite das Roubalheiras onde se acorda com um Toural enfeitado com os pertences dos privados.

Toda a festa das Nicolinas conta com um parecer muito religioso. De 29 a 7 de há as Novenas assim como o dia 1 de dezembro reserva-se para celebrar a Missa de todos os Nicolinos.

FESTAS NICOLINAS 2019
29 de novembro a 7 de dezembro

29 de novembro:
23:00
-Cortejo do Pinheiro | Campo S. Mamede

4 de dezembro:
21:00
-Posses | Vários Locais
23:50
-Magusto | Largo da Oliveira

5 de dezembro:
15:30
-Pregão | Câmara Municipal de Guimarães

6 de dezembro:
15:00
-Maçazinhas | Praça de S. Tiago
21:30
-Danças de S. Nicolau | CCVF

7 de dezembro:
20:00
-Baile da Saudade | Local a definir

Share.

Comments are closed.