Conferência internacional com mais de 200 cidades europeias comprometidas com políticas públicas nas áreas da energia vai acontecer em plena Capital Verde Europeia. Data ainda não está fechada para o 35º fórum anual do Energy Cities.
Guimarães será a cidade que irá acolher o Fórum Anual Energy Cities em 2026, pela segunda vez. A primeira aconteceu em 2012, em plena Capital Europeia da Cultura, com uma conferência acerca das políticas públicas em cidades comprometidas com a transição energética. O anúncio desta escolha foi realizado na última reunião que decorreu em Besançon, França.
A alimentação e o seu sistema que serve a população foram os temas elaborados pela cidade anfitriã para garantir a edição número 35 do Fórum Energy Cities. Guimarães apresenta soluções como as Hortas Urbanas Comunitárias, a Incubadora de Base Rural, o papel crescente do Mercado Municipal ou a rede de produtores locais foram alguns dos pontos-chave para a conquista deste evento.
A Energy Cities é uma comunidade de várias centenas de representantes de autoridades locais de 30 países, reunindo todo o tipo de entidades, públicas e privadas, e especialistas ligados à transição energética. Fundada em 1990, a organização visa apoiar as cidades-membros a atingir a neutralidade climática até 2050, através de soluções inovadoras que apoiem este percurso de transição para um futuro sustentável.
O Município de Guimarães faz parte desta rede desde 2007.