A partir do dia 24 de Julho é possível ver fotografias antigas das Festas de Guimarães. É quase meio século de Gualterianas (e não só) para descobrir nos corredores daquele centro comercial.
Numa parceria entre a Muralha – Associação para a Defesa do Património de Guimarães com o Cineclube de Guimarães, o GuimarãeShopping, a Oficina e a Câmara Municipal de Guimarães, esta mostra debruça-se sobre a componente festiva da comunidade vimaranense em fotografias que, temporalmente, se situam nas primeiras décadas do século XX. O fotógrafo Domingos Alves Machado capta, em clichês de vidro, a cidade e as pessoas, acompanhando assim a evolução de Guimarães ao longo de quase meio século.
Para esta exposição foi seleccionado um conjunto de imagens que procuram solenizar os acontecimentos sazonais da comunidade ainda existentes como as Festas Gualterianas, as Nicolinas ou a Ronda da Lapinha; e outros já desaparecidos como a Missa do Pelote e a Procissão do Corpo de Deus. Há ainda expressões de tributo colectivo da comunidade a figuras como Martins Sarmento, Gago Coutinho e Sacadura Cabral. A exposição celebra ainda o oitavo centenário da Batalha de S. Mamede, evoca a devoção religiosa e a força de instituições como os Bombeiros Voluntários, os militares e grupos musicais.
A inauguração tem hora prevista para as 18:30, do dia 24 Julho, e tem o seu termino a dia 30 de Agosto.