O Município de Guimarães disponibilizou a sua ferramenta de gestão urbana que conta também com a ajuda da Inteligência Artificial. A URBIA tem vários dados para consulta geral.
Da meteorologia ao estacionamento, passando pelas medições de ruído e até consulta das bacias de retenção, a URBIA era uma ferramenta utilizada por entidades locais mas que dada a valiosa informação disponibilizada, o Município de Guimarães resolveu “abrir” ao mundo partilhando com os cidadãos aquela que pode ser uma ajuda diária para o quotidiano.
Com um crescimento gradual, a plataforma pretende acrescentar mais à sua já extensa “biblioteca” mais dados em tempo real como a existência de lugares de estacionamento públicos, estado dos parques públicos, bem como o estado dos transportes públicos locais.
Os cidadãos podem, para além de uma consulta, interagir com a plataforma e recomendar informações que possam ser colaborativas, acrescentando valor e uma relação mais próxima entre o bem-estar comum, sempre com a ajuda da IA.