Este domingo há eleições. Sabes em quem votar? Damos-te uma ajuda

0

Esta é a segunda vez que a plataforma FreePass Guimarães se “mete” na política. Não para valorizar este ou aquele partido, mas sim para dar a conhecer os programas eleitorais e apelar ao voto de todos os vimaranenses.

Dia 26 de setembro há eleições para os governos locais. Juntas de freguesias, assembleias e câmaras municipais vão ter novos mandatos para os próximos quatro anos e a luta em Guimarães faz-se entre sete grandes coletivos que desejam assumir os destinos da autarquia.

Todos os partidos aqui destacados estão na luta por lugares na assembleia e a ordem pelo qual estão descritos é pela sua história e importância na política local. Da direita à esquerda, todos os partidos destacam a habitação e a mobilidade como principais pontos, mas o FreePass Guimarães dará maior foco à cultura, sociedade e turismo, setores que a plataforma dá habitualmente o devido destaque.

PS GUIMARÃES
O Partido Socialista apresenta-se com uma estrutura renovada em relação ao último mandato. Para este novo ciclo o PS Guimarães assume ter 30 compromissos com os vimaranenses com destaque para a futura rede de transportes públicos onde estarão incluídas novas rotas, parques modais e uma ligação rápida à futura paragem da alta velocidade. Na cultura, o IMPACTA é para continuar a apoiar artistas e associações a colocar Guimarães no mapa cultural do país. Preparar uma nova candidatura a Capital Europeia Verde é também uma das principais bandeiras deste projeto que salienta ainda um reforço no setor do turismo para os próximos anos.

JUNTOS POR GUIMARÃES
A coligação PSD e CDS/PP voltou-se a formar para as eleições de 2021 sob o mote “Uma Nova Energia”. Pessoas, coesão territorial e um novo sistema de governação são alguns dos principais destaques do programa eleitoral da coligação Juntos por Guimarães que quer assumir o leme da autarquia nestas eleições autárquicas de 2021. Aumentar a média salarial do concelho, reforçar tecnologicamente a educação e realizar anualmente uma feira do livro e um fórum para a cultura em Guimarães são outros dos destaques desta equipa que conta também com sangue jovem e com força para os próximos quatro anos.

CDU GUIMARÃES
A CDU Guimarães aposta na deputada Mariana Silva para o principal posto do concelho e no conhecido Torcato Ribeiro para liderar a assembleia local. No programa, os destaques da coligação democrática unitária vão para a habitação e mobilidade, algo que querem solucionar com um custo de vida mais baixo e tornando o concelho mais participativo e dinâmico. Escola pública e o associativismo são outros dos pilares da CDU para todo o concelho de Guimarães, que também reforça as políticas do ambiente e da identidade vimaranense como fundamentais para os próximos quatro anos.

BLOCO DE ESQUERDA DE GUIMARÃES
Com foco nas políticas sociais, a candidatura da nova cara do BE Guimarães, Luís Lisboa, deseja dar ao concelho uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos com uma aposta na mobilidade e no urbanismo e um combate feroz à discriminação e bullying. A neutralidade climática e o ambiente são dois dos eixos principais da campanha bloquista para os vimaranenses. Na cultura e na educação o programa contempla uma forte ligação entre a comunidade artística e as escolas através de diversos programas.

PAN GUIMARÃES
Um partido que deseja sentar um deputado na assembleia local quer ter o ambiente na ordem do dia. Uma mobilidade intermodal, inclusiva e ativa é também um dos principais desejos do partido Pessoas, Animais e Natureza para Guimarães. A gestão dos resíduos e economia circular são outros pilares que este partido quer implementados nos próximos anos, não só na cidade mas também em todo o território de Guimarães. Aumentar a área pedonal e promover a proximidade entre vilas e cidade são outra das promessas do PAN Guimarães.

INICIATIVA LIBERAL GUIMARÃES
O Iniciativa Liberal apresenta-se a Guimarães sob o mote #LibertarGuimarães para as eleições de 2021. O partido assenta a sua posição local sobretudo na economia com a privatização das empresas públicas e redução da carga fiscal para as famílias e as empresas vimaranenses. A habitação é também um dos pontos altos da campanha do IL que destaca a alteração do PDM. Na cultura há a intenção de estimular os eventos de rua, manifestando ainda a degradação cultural na região.

CHEGA GUIMARÃES
É o mais recente partido a correr por um lugar na autarquia vimaranense. O Chega está em Guimarães e apresenta-se sem um programa acessível digitalmente. O líder do Chega Guimarães é Adão Pizarro, outrora também legível em listas de outros partidos locais.

Share.

Comments are closed.