Mais de uma dezena de artistas internacionais encontram-se à vários dias na cidade berço a preparar os 10 anos da Contextile em Guimarães. Inauguração está agendada para o dia 3 de setembro.
Desde o início de agosto que muitos artistas de vários pontos do globo se encontram em residência artística em Guimarães. Entre o Instituto de Design e o Convento dos Capuchos, a Universidade do Minho, Loja Oficina ou as fábricas têxteis locais, os artistas estudam e trabalham em instalações que farão parte do quinta edição da Bienal de Arte Têxtil Contemporânea de Guimarães.
Já com um extenso programa divulgado, a Contextile de 2022 contará com dez locais de exposição para além dos momentos artísticos como as textile talks, visitas guiadas ou os workshops com os artistas que a organização tem já planeado para os meses de setembro e outubro.
O cartaz pode ser acompanhado ao pormenor através dos canais da Contextile assim como os ingressos, uma das novidades deste ano, poderão ser adquiridos através deste link. Os locais por onde a bienal vai passar pode ser consultado abaixo.
CONTEXTILE 2022 – PROGRAMA
3 de setembro a 30 de outubro
EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
-Palácio Vila Flor
O TÊXTIL NA ARTE PORTUGUESA
-CIAJG
EXPOSIÇÃO DE IBRAHIM MAHAMA
-Instituto de Design
PAÍS CONVIDADO – NORUEGA
-Museu de Alberto Sampaio
-Palacete de Santiago
-Sociedade Martins Sarmento
EXPOSIÇÃO DAS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
-Convento dos Capuchos
EXPOSIÇÃO “EMERGÊNCIAS”
-Curtir Ciência
-Centro ONU
-Garagem Avenida
-UMinho
TEXTILE TALKS
-CCVF
WORKSHOPS COM ARTISTAS
-Ainda a definir
EXPOSIÇÃO “PENINSULARES”
-CAAA
EXPOSIÇÃO “IMAGINE”
-Paço dos Duques