A Infraestuturas de Portugal (IP) confirmou à Agência LUSA aquilo que já era referido há algumas semanas com a instalação da Estação de Alta Velocidade a ficar entre as freguesias de Gondizalves e Semelhe, no concelho de Braga.
A localização da futura Estação de Alta Velocidade estava há muito afastada de Guimarães, ainda assim havia uma réstia de esperança de que esta ficasse “virada” para Guimarães; ao invés disso a estação ficou mais próxima de Barcelos dado os estudos que referem que esta localização é “técnica e economicamente mais favorável”.
Acessos rodoviários, nomeadamente às autoestradas A3 e A11, bem como a futura edificação da Variante do Cávado, pesaram na decisão central, com estudos que estavam referidos desde 2010. A nova estação ferroviária ocupará uma área considerável em termos de largura e terá também uma profundidade considerável.
Guimarães tem a promessa de uma linha direta de metrobus à Estação de Alta Velocidade pelo anterior Governo, mas resta ainda saber se as intenções se mantém com o atual executivo. O eixo Lisboa-Valença tem um custo estimado de oito mil milhões de euros.