A Câmara Municipal de Guimarães aprovou o Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032 (PEMC.GUI2032), um documento orientador para a política cultural da próxima década, desenvolvido em parceria com o PolObs da Universidade do Minho.
O plano foi elaborado ao longo de mais de um ano e reflete sobre o legado de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura e propõe estratégias para fortalecer o tecido cultural, promover a participação comunitária e ampliar o acesso à cultura. O documento propõe envolver todo o tecido cultural num plano a 10 dez anos, ou seja até 2032.
O PEMC.GUI2032 contou com a contribuição de 696 cidadãos e a participação de 50 agentes culturais locais, integrados no laboratório cidadão 2CN-CLab: Cultura Guimarães 2032. A consulta pública decorreu de março a abril de 2024. O documento segue agora para votação na Assembleia Municipal de Guimarães.
Este documento, que será apresentado ao público nas próximas semanas, irá orientar a ação cultural de Guimarães até 2032, com uma visão estratégica que articula o potencial cultural do concelho com os desafios contemporâneos de democratização e desenvolvimento sustentável no setor.