Entre a Ecovia e a Estação de Comboios está a nascer uma nova floresta

0

A cidade de Guimarãe vai contar com uma nova floresta urbana. Foram plantadas um milhar de espécies arbóreas e arbustivas autóctones, através do método Miyawaki.

As florestas Miyawaki apresentam um crescimento rápido e uma alta taxa de absorção de dióxido de carbono e atraem uma grande diversidade de espécies, sendo verdadeiros santuários de biodiversidade.

No total foram plantadas 300 árvores e 700 arbustos de 12 espécies distintas, como castanheiros, carvalhos, medronheiros, freixos, entre outros. Será ainda integrado no espaço um charco e diferentes abrigos para espécies, com o objetivo de promover a biodiversidade.

A ação decorreu no passado dia 5 de novembro numa ação promovida pelo Laboratório da Paisagem com o Município de Guimarães, no âmbito do projeto Limp.AR financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

O projeto Limp.AR pretende promover a melhoria da qualidade do ar e do ruído nos centros urbanos, através de ações de educação, capacitação e sensibilização dos cidadãos, ações participativas de cocriação, intervenções artísticas em espaço urbano e ações de avaliação da qualidade do ar e do ruído em diversos contextos.

Share.
Exit mobile version