37 museus e monumentos de Portugal passam a contar com entradas gratuitas ao longo do ano. Medida é válida para portugueses e residentes em Portugal que contam agora com 52 dias para visitar gratuitamente estes espaços.
A nova medida do Ministério da Cultura entrou em vigor a dia 1 de agosto e está alinhada com 37 museus e monumentos nacionais, entre os quais o Museu de Alberto Sampaio, o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança, geridos pela Museus e Monumentos de Portugal.
Até então, e desde setembro de 2023, a gratuitidade era apenas aos domingos e feriados, o que por vezes levava a uma elevada concentração de público num só dia. Assim, a nova medida vai permitir que haja um maior interesse do público português e também um maior fluxo fora das épocas sazonais, domingos e feriados.
Guimarães conta com dois dos monumentos mais visitados, o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques, mas o convite alarga-se também a outros museus e monumentos, cuja lista pode ser consultada neste link. Como a esta medida entra a “meio do ano”, a campanha passa a ter apenas 22 dias até ao fim de 2024.