O Grande Órgão Histórico da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, contará com uma programação de elevado valor no ano de 2025. Há 13 concertos a não perder.
A Igreja da Oliveira continua a afirmar-se como um marco na música erudita, com o seu icónico órgão de tubos a focar todos os olhares nacionais e internacionais. Conceituados nomes como Ryoko Morooka, Ricardo Toste, Marco e Eva Brandazza vão passar pelo banco do enorme instrumento musical que ocupa uma considerável área desta igreja histórica de Guimarães.
Na apresentação do programa, que ainda não está totalmente fechado, marcaram presença o pároco Paulino Carvalho, o diretor artístico José Carlos Azevedo e também Paulo Lopes Silva que congratulou a iniciativa que tem criado raízes entre os entusiastas deste instrumento musical.
Com concertos a acontecerem em duas datas, o público poderá assistir gratuitamente a alguns dos mais conceituados organistas do mundo. Alguns dos 13 concertos agendados podem ser consultados na lista abaixo.
19 JANEIRO
-Coro Ensemble Cant’Arte
10 / 11 MAIO
-Concerto Mariano
21 / 22 JUNHO
-Miguel Jaloto
20 JULHO
-Ryoko Morooka
9 / 10 AGOSTO
-Ricardo Toste
30 NOVEMBRO
-Marco e Eva Brandazza
6 / 7 DEZEMBRO
-António Duarte