“É preciso agir já” alerta estudo da UMinho sobre as artes

0

Estudo sobre o impacto da pandemia provocada pelo Covid-19 na cultura em Portugal, coordenado pela UMinho, reforça a necessidade de medidas urgentes no setor.

A investigação está ser realizada por uma equipa multidiciplinar com coordenação de Manuel Gama, através do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura, da Universidade do Minho.

O estudo teve início no passado mês de março e tem como objetivo medir o impacto da pandemia no setor cultural até março de 2021.

Os profissionais e organizações do setor cultural que participaram no estudo através de questionários, salientam que “o setor cultural português poderá sofrer danos irreparáveis fruto da pandemia” e “um agudizar da precarização, um incremento no desemprego de profissionais do setor cultural que tinham contratos de trabalho”.

Nos resultados da primeira fase, o estudo conclui ainda a existência de “número reduzido de referências explícitas à cultura em sites de jornais nacionais e nas páginas online dos municípios e entidades intermunicipais.

Os próximos resultados do estudo serão partilhados em julho de 2020.

Share.

Comments are closed.