E assim nasce Guimarães

0

Nos dias 26, 27 e 28, Guimarães recria-se de outros tempos na Feira Afonsina de 2015 onde será celebrada a Confirmação do Foral. A sua apresentação aconteceu esta manhã, debaixo da Arcada dos Paços do Concelho com as presenças do vereador da cultura de Guimarães, José Bastos, e a presidente do Turismo do Porto e Norte.

Na conferência foram apresentadas as novidades da quinta edição da Feira Afonsina, entre as quais o aumento da área recreativa, ocupando todo o espólio intra-muros, mais actividades, uma zona de babysitting, uma nova área gastronómica, mais animação e a chegada de mais comerciantes/mercadores. De destaque está ainda a entrada do edifício do Tribunal da Relação de Guimarães onde será assinado e aclamado pela nova corte vimaranense a Confirmação do Foral para a cidade pelo príncipe Afonso Henriques. A organização espera obter um número de visitas superior à edição anterior (mais de 250 mil pessoas) e uma ocupação hoteleira de 100% para os três dias.

Como continuidade estarão as zonas de mercadores e de iguarias nas demais praças e ruas da cidade, assim como o Acampamento junto ao Castelo, o Jardim dos Infantes no Largo do Carmo, o Largo do Oculto, o Quelho das Desgraças, a Praça Mercar, tendo este ano sido excluída o Mercado de Sabores nos Claustros da Câmara Municipal de Guimarães. O Largo da Misericórdia e a Feira do Pão serão as novas praças aderentes à Feira Afonsina 2015 com a introdução do Largo dos Duques e da Ti-berna, respectivamente.

As preparações para os dias medievais já estão em curso com uma base instalada no Largo Condessa do Juncal (Feira do Pão e futura Ti-berna) com vista a construção de infra-estruturas que serão usadas pelas associações vimaranenses.

Share.

Comments are closed.