A ligação de Guimarães à ourivesaria é longa e poderá agora ter um novo reforço com a chegada de um polo da CINDOR à cidade. O antigo Convento das Dominicas será reabilitado para acolher uma nova escola para o centro histórico da cidade.
O Município de Guimarães e a CINDOR firmaram parceria com a assinatura de um protocolo para a instalação de um polo em Guimarães para a formação profissional no setor indústria de ourivesaria e relojoaria. Esta reunião serviu também para assegurar a presença desta escola para os próximos 50 anos.
O icónico edifício das Dominicas será recuperado com fundos do PRR e investimento camarário, não havendo para já perspetiva de valores para a reabilitação. Esta será mais uma escola de um setor proeminente a instalar-se na cidade depois da futura Escola-Hotel do IPCA, na zona da Cruz de Pedra.
Atualmente o edifício alberga artistas e associações culturais e conta com uma programação regular, mas encontra-se num elevado estado de degradação. Nos últimos anos têm sido apontados várias utilizações e funcionalidades para o antigo convento, como uma residência estudantil.