Deucalion liga-se no AvePark ainda em 2021

0

Vai ocupar as antigas instalações da Farfetch e deverá ser ligado até ao final do ano. O Deucalion é o novo supercomputador que Portugal vai receber.

Pesa 26 toneladas, ocupa mil metros quadrados e vai custar cerca de 20 milhões de euros. O Deucalion será o futuro habitante do AvePark a que deverá acrescentar-lhe o Centro de Computação Avançada do Minho (MACC), entidade que será responsável por um dos computadores mais rápidos do mundo.

É “verde” em termos de consumo mas ainda assim terá a capacidade de processar 10 mil biliões de instruções por segundo. O Deucalion estará em Guimarães nos próximos meses ao abrigo do de um protocolo com Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a Câmara de Guimarães e a Universidade do Minho.

As empresas Fujitsu e Atso deverão instalar o novo supercomputador português até ao final do ano num dos edifícios do AvePark que pertenceu à empresa Farfetch que se encontrava à venda por cerca de 1 milhão e meio de euros.

Este equipamento faz parte de um conjunto de sete supercomputadores que a União Europeia estará a preparar para instalar em vários países europeus. Um investimento para tornar a Europa numa superpotência em termos tecnológicos e digitais.

Share.

Comments are closed.