De Guimarães para o mundo. Cidade celebra a 5ª língua mais falada

0

O Município de Guimarães e a Universidade do Minho vão, em conjunto, celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2021. Evento terá lugar no Centro Cultural Vila Flor no dia 5 de maio.

“Em Guimarães criámos um país, e deste país nasceu uma língua que se expandiu para o mundo.”. A afirmação é de Adelina Pinto que pretende evocar a história, a identidade e a importância que a cidade berço teve e tem na fundação de uma das línguas mais faladas em todo o mundo.

Segundo a Organização das Nações Unidas, o português é a 5ª língua mais falada em todo o mundo, que muito se deve ao contributo da CPLP, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. É a partir deste ponto que Guimarães quer reforçar a identidade da palavra com seminário que contará com participantes do Brasil, Cabo Verde, Angola e dos países observadores da CPLP, com grande destaque para a Galiza.

A futura inauguração do Museu da Língua de S. Paulo, consumido pelas chamas em dezembro de 2015, e a cooperação entre estes dois países lusófonos, Brasil e Portugal, cimentou a hipótese de Guimarães vir a acolher este evento que deverá também contar com membros governativos de vários países e instituições nacionais.

O programa e horários podem ser consultados aqui. As inscrições para a participação pública deverão ser limitadas e devem abrir muito em breve.

Share.

Comments are closed.