“Da Quaresma à Páscoa” encontra-se religião e gastronomia na cidade berço

0

Está apresentado o programa habitual das celebrações pascais para 2022. Entre os dias 29 de março e 16 de abril há exposições, gastronomia, música, visitas guiadas e muito mais em vários pontos da cidade. E há um passaporte para preencher.

A abertura das portas das igrejas do centro histórico, o fluxo de turistas que chegam de vários pontos de Portugal e Espanha, um cheiro característico dos restaurantes locais ou os concertos quase diários nos principais pontos religiosos da cidade indicam a chegada da quadra pascal à cidade de Guimarães com mais um programa “Da Quaresma à Páscoa”.

Este programa envolve quatro programas distintos; A Paixão de Guimarães, um percurso por Guimarães para explorar e conhecer o melhor da arte sacra da região; um Fim de Semana Gastronómico que vai envolver 22 restaurantes que, à sua maneira, irão confecionar o conhecido Bacalhau com Broa, uma sopa de nabos e o leite-creme queimado. A estes pontos gastronómicos aderentes juntam-se também 12 unidades hoteleiras.

As habituais Celebrações Religiosas também prometem trazer algumas das mais antigas procissões da cidade como a Via Sacra, a Procissão das Endoenças e a Procissão do Enterro do Senhor. O habitual Festival Internacional de Música Religiosa também está de regresso neste ano de 2022. Dez concertos vão decorrer em vários espaços religioso da cidade, com uma nota especial ao mentor e fundador deste festival José Maria Pedrosa que faleceu no ano passado.

PREVISTA GRANDE AFLUÊNCIA DE TURISTAS NA CIDADE
Na apresentação do programa, que o FreePass Guimarães irá detalhar nos próximos dias, os responsáveis da autarquia vimaranense, Paulo Lopes Silva e a diretora dos principais monumentos patrimoniais da cidade berço, Isabel Fernandes, deram pistas de que esta quadra pascal poderá ser uma das melhores que o concelho já presenciou.

A alta taxa de reservas na hotelaria para os próximos meses, sobretudo no turismo rural, e o registo de melhor mês de Fevereiro em número de visitas desde 1996 no Paço dos Duques de Bragança são bons indicadores para este primeiro período de férias de 2022 para Guimarães.

Share.
Exit mobile version