O Município de Guimarães apresentou as linhas orientadoras para as comemorações dos 900 anos da Batalha de S. Mamede. A fundação da portugalidade aconteceu a 24 de junho de 1128 e Guimarães quer assinalar esta data com a devida atenção mediática.
O acontecimento que permitiu ao infante Afonso Henriques uma autonomia política que deu origem a Portugal é celebrado todos os anos na cidade de Guimarães como feriado municipal e também com atividades artísticas e culturais elevando a história da primeira tarde portuguesa. O desejo de muitos vimaranenses é que a data seja mesmo nacional, evidenciando a origem de Portugal.
A cerimónia de apresentação das ações que se propõem a realizar nos próximos quatro anos aconteceu no Paço dos Duques, na presença de altas figuras do Estado e também com as linhas mestras daquilo que será debatido e visto antes e até depois de 2028. Temas como a Batalha de S. Mamede, Condado Portucalense, D. Afonso Henriques, Tratado de Zamora ou a Bula Manifestis Probatum farão parte dos colóquios e congressos internacionais que irão acontecer na cidade berço.
Outra das concretizações é a produção de uma série histórica a ser produzida pelo Bando à Parte, de Rodrigo Areias bem como a intervenção no espaço público de peças artísticas de nomes como Vimara Peres, Mumadona Dias, D. Afonso Henriques, D. Teresa e a Batalha de S. Mamede.
Este programa conta com o apoio da Presidência da Republica, do Ministério da Cultura, do Município de Guimarães e CCDR-N, que irão concretizar alguns destes programas para a icónica celebração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede.