O Município de Guimarães acolheu uma comitiva do Governo para assinar dois protocolos para a requalificação de dois importantes monumentos históricos. Ministra da Cultura aproveitou a visita para felicitar o trabalho do museu de acervo de José de Guimarães.
30 mil euros para a recuperação do Padrão de Aljubarrota e um telhado novo para a Igreja de Sta. Marinha da Costa foram as promessas dos ministros da Defesa e da Cultura para este ano em Guimarães. Após reunião entre Município de Guimarães, o Instituto Português do Património Cultural e Governo, foram definidas as linhas de financiamento para a recuperação destes ícones da cidade berço.
Com a dissolvência do Parlamento e um Governo em gestão a Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, garantiu também uma verba do Orçamento de Estado semelhante às ex-Capitais Europeias da Cultura de Lisboa e Porto para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Ao contrário do esperado, o CIAJG será cotado com um valor de cerca de 300 mil euros, ao passo que Casa da Música e CCB recebem mais de 30 milhões de euros anuais.
No caso do CIAJG, um possível aumento do financiamento por parte do estado pode também estar com uma possível alteração nos estatutos deste museu. Uma alteração para o modelo de fundação, semelhante a Serralves, poderá ser vista como uma saída para este museu e acervo do artista José de Guimarães conseguir chegar os 800 mil euros/ano por parte de futuros Orçamentos de Estado.