Estão selecionadas as duas vagas anuais para a criação de artes performativas da rede do Projeto Casa. “Se não for tu”, de Era Rolim, e “Bright Horses”, de Carminda Soares e Maria R. Soares, são os dois projetos selecionados.
O “Projeto Casa” procura ser um estímulo à criação nas áreas da dança, do teatro e de cruzamentos disciplinares e um contributo para o desenvolvimento sustentável do percurso de artistas, nas referidas áreas. Cada apoio, no montante total de 25.000, incluirá uma residência de cerca de sete semanas n’O Espaço do Tempo e uma residência de cerca duas semanas no local de estreia absoluta da obra.
Com um maior foco no teatro, “Se não for tu”, de Era Rolim, terá estreia absoluta em Guimãraes, durante os Festivais Gil Vicente de 2025. Já “Bright Horses”, de Carminda Soares e Maria R. Soares irá estrear no Cineteatro Louletano, em setembro de 2025, com uma maior ligação à dança contemporânea. De lembrar que Maria. R. Soares passou recentemente por Guimarães na direção artística da peça “O Rodopio” com diversas entidades culturais do concelho.