Cartazes fechados do Westway e Guimarães Jazz e um novo diretor do CIAJG

0

São as grandes novidades para a reta final de 2020 por parte d’A Oficina. A principal cooperativa de Guimarães desvendou o seu programa para os próximos meses.

Teatro, concertos, festivais, exposições e uma nova diretora artística nesta rentrée da Cooperativa A Oficina. A apresentação do programa da Educação e Mediação Cultural fica adiado para o início do ano letivo. Mas vamos às novidades, uma a uma:

MARTA MESTRE, A NOVA CURADORA GERAL DO CIAJG
Num processo de recrutamento com 26 candidatos ao Centro Internacional da Artes José de Guimarães, Marta Mestre foi o nome escolhido para fazer a curadoria deste museu do mundo. Licenciada em História de Arte e em Cultura e Comunicação, a curadora, pesquisadora e crítica de arte tem uma carreira com mais de 10 anos construída entre Portugal e Brasil.

15 ANOS DE CENTRO CULTURAL VILA FLOR
O CCVF comemora no dia 12 de setembro o 15º aniversário. As celebrações começam às 18:00 com a inauguração da exposição “Observatório Natural”. Depois do jantar, às 21:30, a voz que inaugurou o Grande Auditório do CCVF, Teresa Salgueiro, regressa para um concerto único, acompanhada pela Orquestra de Guimarães. Tempo ainda para a inauguração “A Evidência do Banal”, de Nélson Duarte, com uma intervenção artística nos vidros da fachada do Pequeno Auditório, e “another object disform”, dos Berru, com uma instalação de luz na praça coberta do CCVF.

O PALÁCIO, UM ESPELHO DOS ÚLTIMOS 15 ANOS
A exposição O Palácio – 15 anos de arte contemporânea inaugura a 6 de dezembro e ocupa o Palácio Vila Flor até ao dia 6 de março de 2021. Esta exposição será constituída por todos os artistas que passaram pelo palácio nos últimos 15 anos, num total de 30 artistas a exporem em conjunto e a ocuparem todas as salas do edifício. Fátima Alçada explica que esta exposição pretende ser o espelho destes 15 anos passados, mas que estão sempre presentes.

WESTWAY LAB EM FORMATO HÍBRIDO
O festival Westway Lab regressa para a 7ª edição, de 14 a 17 de outubro, num formato híbrido. Parte da apresentação será feito num formato presencial, no Centro Cultural Vila Flor, enquanto as conferências PRO e algumas atuações serão transmitidos online, numa plataforma especificamente criada para efeito pela AMAEI, Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes. Seiva, Valer Lobo, Legendary Tigerman, Ian, Evols, Lemon Lovers e Miramar são alguns dos nomes a passarem no Centro Cultural Vila Flor.

GUIMARÃES JAZZ COM NOMES INTERNACIONAIS
A 29ª edição do festival Guimarães Jazz chega com uma aposta em músicos internacionais a viverem atualmente em território nacional, como é o caso de Andy Sheppard, Peter Evans, Julian Anguëles, num cruzamento com artistas nacionais. O destaque vai também para a Orquestra de Guimarães, que irá preparar um concerto para o festival com arranjos de Radiohead. O Guimarães Jazz acontece de 12 a 21 de novembro.

De salientar, ainda, que a lotação do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor está restrita a 400 lugares, devido às condicionantes atuais. Atempadamente o FreePass Guimarães irá dar destaque a cada um dos programas.

Share.

Comments are closed.