Brito, Pencelo, Barco e Taipas já têm ecovias ribeirinhas. Trabalhos vão continuar até aos 60 km

0

O Laboratório da Paisagem lançou um update dos trabalhos desenvolvidos nos últimos meses nas zonas ribeirinhas do concelho de Guimarães. Estão concluídos 10% das ecovias dos rios Ave, Selho e Vizela.

O plano é a longo prazo e terá que ser ambientalmente elaborado para conservar todo o ecossistema natural nas áreas abrangidas. Entretanto os vimaranenses já podem caminhar ao longo de 6,1km nas ecovias dedicadas ao desporto e lazer nas margens dos rios Ave (Barco, Brito e Taipas) e Selho (Pencelo).

A estreita colaboração entre presidentes de junta, privados e os responsáveis pelo programa REACTivar Guimarães tem marcado pela positiva o envolvimento da população em ter os percursos ribeirinhos reabilitados e devolvidos à comunidade.

A renaturalização dos corredores verdes dos rios Ave, Selho e Vizela segue as diretrizes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e são realizadas com autorização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional. Espera-se que nos próximos anos Guimarães possa ter mais de 60 km de ecovias.

Share.
Exit mobile version