Bando à Parte tem luz verde de Cannes para produzir 4 curtas no norte do país

0

Produtora vimaranense está encarregue da chamada Quinzena de Artistas de Cannes de 2023. Cerca de 8 realizadores e equipas de cinema locais vão dirigir produções no norte do país.

André Guiomar, Mariana Bártolo, Mário Macedo e Melanie Pereira foram convidados a trabalhar com quatro cineastas estrangeiros, Alex Mironescu (Roménia), Dornaz Hajiha (Irão), Guillermo Garcia Lopez (Espanha) e Mya Kaplan (Israel), na escrita e realização de quatro curtas-metragens que serão exibidas no Festival de Cinema de Cannes, em França.

As rodagens arrancam em março com o apoio de equipas técnicas locais e produção da Bando à Parte através do programa The Factory organizado pela Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Esta residência artística, criada em 2013, acontece, anualmente, em diferentes países com o objetivo promover os trabalhos de realizadores emergentes e estimular encontros culturais cinematográficos.

A próxima edição do Festival de Cinema de Cannes acontece em maio e os oito realizadores convidados terão a oportunidade de apresentar a sua filmografia e um projeto de longa-metragem em desenvolvimento a membros da indústria internacional.

A participação de Portugal nesta edição do La Factory des Cinéastes conta com apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, da RTP, da Filmaporto – Film Commission, das Câmaras Municipais do Porto e de Guimarães, da Agência da Curta-Metragem, do Festival Curtas Vila do Conde e da associação vimaranense Olho de Vidro.

Share.
Exit mobile version