Autocarro com cozinha, horta e mercado dá prémio a alunos da UMinho

0

Cinco estudantes da Universidade do Minho venceram o prémio nacional de inovação EDP Groundbreaking da Junior Achievement.

O Projeto Floreo venceu a 14ª edição da JAP – Junior Achievement Portugal, que contou com o apoio da EDP e que todos os anos quer apostar na formação júnior em empreendedorismo. Cinco estudantes da UMinho, um deles de Guimarães, acabaram por vencer o prémio final.

Um autocarro de dois andares iria circular pelas cidades e aldeias a revelar um pouco da real importância dos produtos e produtores locais. Este veículo teria no piso superior para uma horta hidropónica (cultivo sem solo) e o piso inferior para uma cozinha/restaurante e uma banca de frutas e legumes.

A pensar numa ação mais comunitária e sustentável, este projeto quer colocar na estrada pelo menos um autocarro e há municípios que já mostraram interesse em contribuir, como foram os casos de Guimarães, Braga e Porto. Os estudantes promotores fizeram ainda um estudo por questionário, verificando que 70% dos 200 respondentes aceitariam pagar 20% a mais por uma refeição saudável e 60% adquiririam produtos e serviços da Floreo.

Share.

Leave A Reply