Ao longo do passado dia 23 de janeiro, o Teatro Jordão foi o quartel-general de vários decisores políticos a nível regional e nacional. Seleção do novo porta-voz da ANMP e discussão do novo plano contra incêndios foram os temas debatidos.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses juntou cerca de 70 autarcas da região norte para eleger Humberto Cerqueira como vogal executivo. A ANMP terá ainda novas reuniões para eleição dos vogais de outras regiões como Lisboa, Alentejo e Algarve.
Já na parte da tarde, marcaram presença três importantes membros do governo para discutir e apresentar à plateia composta por entidades intermunicipais, serviços de proteção civil, bombeiros e forças de segurança, o plano nacional contra incêndios do próximo verão. O Ministro da Administração Interna, a Ministra da Agricultura e a Ministra da Coesão Territorial salientaram alguns pontos do plano de inverno que servirá para o próximo verão.
Nesta reunião foram apresentadas linhas de apoio a fundos comunitários, pela CCDR-Norte, para as entidades e serviços competentes no combate aos incêndios e à manutenção das florestas, bem como projetos no âmbito da agricultura que podem ajudar na prevenção dos incêndios rurais e florestais.
Guimarães tornou-se assim num ponto central e fulcral a nível nacional para apresentação de várias valências para todo o país.