Associações desaconselham taxa turística em Guimarães

0

Guimarães faz intenção de aplicar taxa turística ainda este ano. Mas há associações que justificam ser uma má medida e que pode colocar em causa o fluxo turístico.

A primeira entidade a manifestar-se contra a nova taxa turística, que ainda está em fase de estudo, foi a Associação Vimaranense de Hotelaria. Em comunicado, a associação dá como exemplo a cobrança de uma taxa ao turismo de excursão, invés das dormidas.

A autarquia vimaranense quer taxar, à semelhança de outras cidades como Porto e Lisboa, as dormidas dos visitantes. Esta taxa é válida para hotéis, hostels, turismo rural, Airbnb, entre outros.

Fora das muralhas há outra associação que se manifesta com algum receio pela nova taxa nas cidades de Guimarães e Braga. É o caso da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo que teme pela fuga de dormidas das cidades com taxas para outras cidades periféricas.

No entanto ambas as associações consideram que ao ser aplicada qualquer uma das taxas estas possam servir para o melhoramentos de infra-estruturas ou recuperação do património edificado.

Share.

Comments are closed.