As imagens do que de melhor se viu e ouviu em 2016

0

O ano de 2016 ficou preenchido por uma programação constante nos mais variados palcos vimaranenses. O FreePass Guimarães faz agora uma retrospectiva do ano todo em imagens.

JANEIRO


Manuel de Oliveira / São Mamede / Ivo Rainha
Destaque para o arranque de 2016 ao abrigo da guitarra clássica mais famosa de Guimarães. Manuel de Oliveira trouxe Ibéria para o São Mamede.


Marcos Barbosa / Centro Cultural Vila Flor / Ivo Rainha
Marcos Barbosa levou uma “Grande Cena” ao palco do Centro Cultural Vila Flor também no início do ano. O agora ex-director do Teatro Oficina cumpriu serviço na representação e na encenação.

FEVEREIRO


Rui Veloso / Multiusos de Guimarães / Ivo Rainha
O Multiusos de Guimarães também teve o seu destaque no arranque do ano com Rui Veloso a esgotar a maior sala de espectáculos da cidade berço.


Victor Hugo Pontes / CCVF / José Caldeira
Fevereiro é sinónimo de dança. O GUIdance chegou à cidade com estreias de criações nacionais e internacionais e atingiu auditórios e escolas.


Da Chick / CCVF / Ivo Rainha
O Centro Cultural Vila Flor virou o palco do avesso para acolher o concerto duplo de Da Chick e Xinobi, com um resultado positivo e para mais tarde repetir.

MARÇO


Captain Boy / CAAA / Ivo Rainha
O fim de Páscoa foi motivo para a realização da Missa do Coelho no CAAA. Captain Boy, Galgo, The Japanese Girl, Sun Blossoms e Claiana serviram a bela e fria noite de fim de inverno.


Noite / CCVF / Ivo Rainha
Um dos espectáculos de destaque em 2016 foi também “Noite”. A dança, o teatro e música soltaram diversas emoções no palco do CCVF.

ABRIL


Westway Lab – Showcases / CCVF / Ivo Rainha
O mês de Abril é o mês das portas se abrirem aos projectos musicais em Guimarães. O Westway Lab cria um laboratório para projectos efémeros e dá a conhecer o que de bom se faz pela Europa fora.


Casa da Memória / Ivo Rainha
No mesmo dia, a Câmara Municipal de Guimarães mata duas das maiores necessidades vimaranenses. Abre um novo posto de turismo e inaugura a tão aguardada Casa da Memória.


Vox Humana / Igreja dos Capuchos / Ivo Rainha
Muito diferente do que é habitual, a Igreja de Santo António dos Capuchos acolheu a obra de Rui Sousa e de Daniela Marques para tal órgão ibérico.

MAIO


TEDxGuimarães / Plataforma das Artes / Ivo Rainha
O TEDxGuimarães teve o seu regresso em 2016 com o tema “A Falar nem Sempre se Entende”. Muitos vimaranenses foram convidados a partilhar as suas ideias e aspirações, num evento que inspirou centenas de pessoas.


Gregório Duduvier / São Mamede / Telma Costa
Sexta-feira 13 pode ser de azar para alguns, mas foi a noite de sorte para outros. Gregório Duduvier trouxe “Uma Noite na Lua” ao CAE São Mamede.


Prince Rama / CAAA / Ivo Rainha
O cinema e a música tiveram conjugados durante uma noite. O CAAA recebeu Soirée com filmes e bandas à mistura, num evento que contou com casa cheia.


Moullinex / CCVF / Ivo Rainha
A Discotexas regressou em dose dupla e a abriu a pista do grande palco do Centro Cultural Vila Flor com Throes + The Shine e Moullinex em dose dupla na mesma noite.

JUNHO


Ricardo III / CCVF / Ivo Rainha
Os dias quentes chegam com o teatro na bagagem. Os Festivais Gil Vicente aterraram na cidade de Guimarães com dezenas de peças espalhadas nos mais variados palcos (inusitados ou não).


Batalha de Valdevez / Campo S. Mamede / Ivo Rainha
A Feira Afonsina estreou uma nova data no seu centro histórico. A feira medieval cresceu em número de dias e abrange agora o feriado municipal de 24 de Junho.

JULHO


TippingPoint / Plataforma das Artes / Ivo Rainha
As ruas e praças da cidade foram ocupadas pela caravana do circo contemporâneo que estacionou pela primeira vez em Guimarães. Braga e Famalicão também acolheram os espectáculos do novo circo promovido pelo Teatro da Didascália.


Outra Voz / Largo da Oliveira / Ivo Rainha
A música erudita também teve destaque nesta época de grande actividade cultural. “Guimarães Allegro” convocou os vimaranenses e transeuntes a invadirem espaços pouco utilizados para ouvirem música clássica.


Medeiros/Lucas / Laranjais / Ivo Rainha
“Agora Aqui” colocou o alternativo às portas dos vimaranenses com concertos de Rangda, Alek Rein, Medeiros/Lucas e HHY & Macumbas, espalhados por vários dias.


Contextile 2016 / Instituto de Design / Ivo Rainha
Pelo seu terceiro ano, a Contextile invadiu vários espaços museológicos da cidade de Guimarães concentrando a arte e o têxtil na cidade que tem destaque nestas duas frentes.

AGOSTO


Festas Gualterianas 2016/ Rua da Rainha / Ivo Rainha
A transição do mês de Agosto em Guimarães dá-se pelo nome de Festas Gualterianas. As festas populares da cidade concentram tradição e a animação um pouco por todo centro urbano.


Sensible Soccers / Banhos Velhos / Ivo Rainha
Os Banhos Velhos trouxeram altas temperaturas com concertos muito bem seleccionados como os de Sensible Soccers, B Fachada, Paraguaii ou Toulouse.

SETEMBRO


Capitão Fausto / CCVF / Ivo Rainha
A reentrée fez-se sentado. Ou melhor, a pé. O Manta teve para tudo e viu Capitão Fausto e Thurston Moore a darem as boas-vindas à época cultural de 2016/2017.


Evols / Convívio / Ivo Rainha
O Suave Fest também chegou com o melhor do Portugal alternativo. Basset Hounds, Les Crazy Coconuts, El Rupe, Galgo, Filho da Mãe, entre outros, deram vida e cor às noites ainda quentes de Setembro.


Hot Air Ballon / Largo de Donães / Ivo Rainha
O recém-inaugurado Largo de Donães acolheu o seu primeiro grande evento: o Passa à Praça. A música de Hot Air Ballon, Leviatã ou Holly Nothing destacaram-se neste novo mini-festival.

OUTUBRO


Guimarães noc noc / Largo de Donães / Ivo Rainha
O primeiro a bater à porta de Outubro é sempre o Guimarães noc noc. A cidade enche para ver arte nas casas, nos cafés, nas praças e nas ruas de Guimarães


Mucho Flow / CAAA / Ivo Rainha
8 horas de música seguidas foi o mote da maratona Mucho Flow de 2016. Com carimbo da Revolve, o evento contou com Memória de Peixe, Naked, Bo Ningen, Nite Jewel, Captain Boy, Sallim, entre outros.


Seu Jorge / Multiusos de Guimarães / Ivo Rainha
Seu Jorge repete a cidade de Guimarães no mesmo ano e reparte o palco do Multiusos de Guimarães com a sua homologa Ana Carolina.

NOVEMBRO


Matt Wilson / CCVF / Ivo Rainha
O frio acompanha sempre o melhor do jazz mundial em Guimarães. A 25ª edição não foi excepção com alguns dos mais brilhantes músicos do jazz a marcarem presença no Guimarães Jazz 2016.


Amen Dunes / Plataforma das Artes / Ivo Rainha
Amen Dunes vinha rotulado como um dos artistas a seguir nos próximos anos e deu provas disso no concerto que deu na Plataforma das Artes e da Criatividade.

DEZEMBRO


Posses/Magusto / Praça S. Tiago / Ivo Rainha
As Nicolinas têm início em Novembro e terminam em Dezembro com o tradicional Baile Nicolino. Entre os números de uma das mais antigas festas académicas do país, destacam-se as Posses e o Magusto.


Lince / CAAA / José Caldeira
A terminar o ano, a habitual Missa do Galo no CAAA com Lince, smartini e Paraguaii a animarem a noite fria do pós-Natal.

Share.
Exit mobile version