Arvoredo oriental da Quinta de Margaride vale classificação de interesse público

0

Há mais um jardim em Guimarães classificado de interesse público e consequentemente publicado em Diário da República. “Raridade” daquele arvoredo e o seu “elevado interesse botânico” são os destaques deste jardim do Villa Margaridi.

Motivos não faltam para visitar a histórica casa da família de Margaride recentemente recuperada e transformada em alojamento local com diversas casas privadas. No entanto, há mais um bom motivo para visitar este espaço, e este chega-nos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O despacho destaca a “raridade” daquele arvoredo e o seu “elevado interesse botânico”, pela presença de cultivares antigos de Camellia Japónica, com destaque para a Alba Plena, Variegata e Pompone, oriundas do extremo oriente. Estes três exemplares são únicos na Europa e encontram-se num jardim que acrescenta também cultivares do século XIX.

De salientar que a Casa de Margaride, localizada na parte baixa da freguesia de Mesão Frio, está também ela classificada monumento de interesse público.

Fotografia: Whale’s Mouth

Share.
Exit mobile version