O projeto europeu Stramurales partiu da cidade italiana de Stornara, conhecida pela sua aposta na arte urbana e que tem colocado esta cidade no mapa dos amantes da arte. Guimarães terá apreciações entre 8 e 10 de junho.
A cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura em 2012, foi uma das cidades escolhidas para receber o projeto Stramurales que já passou por Itália, Países Baixos, Espanha e agora Portugal. Depois destas visitas de estudo, o programa regressará a casa para reunir e coletar todas as experiências vividas nas cidades que se mostram através da arte urbana.
A visita a Guimarães irá contemplar uma série de percursos pelo centro histórico e também visitas a instituições artísticas como o CAAA, CIAJG, FreePass Guimarães, entre outros entidades ligadas à arte e à cultura no território e que foram marcantes para a conquista e processo da Capital Europeia da Cultura em 2012.
O programa tem prevista ainda uma sessão aberta ao público no sábado, 10 de junho, no CAAA, com a presença de diversas entidades e dos parceiros internacionais a partir das 17:00. O programa vimaranense será apresentado pela associação Desincoop.