Falta de um estudo aprofundado e opção pelo transporte coletivo são dois dos grandes argumentos da AVE para a via dedicada ao AvePark.
Consta no Plano de Recuperação e Resiliência e esteve em consulta pública até há uns dias. A via direta para o AvePark é tema quente da Associação Vimaranense para a Ecologia que presenta fortes argumentos contra a obra.
A AVE acrescenta que a futura ligação rodoviária ao AvePark poderá ter um impacto negativo na possível ligação direta por Tramway ou MetroBus entre Guimarães e Braga, pelo que, apela às autoridades que repensem o projeto.
Esta associação encontra-se desde 2015 a repetir avisos para que não se construa esta via, não só pelo fator ambiental como também pelo impacto que esta poderá ter a vida social e económica nas freguesias por onde irá atravessar.
O comunicado da AVE pode ser consultado na íntegra na sua plataforma. É possível encontrar nessa página o documento que acompanha as razões para a suspensão deste projeto nas futuras obras públicas no concelho.