Ícone da arte e arquitetura mundial marcou presença na cidade berço a convite da Escola de Arte e Arquitetura da Universidade do Minho. Ai Weiwei passou também pelas exposições da Contextile 2024, deixando rasgados elogios.
Ai Weiwei é uma referência mundial na arte, na arquitetura e no ativismo político, onde foi diversas vezes banido do seu país Natal, a China. Já viveu e trabalhou em diversos países do continente americano e europeu, estando desde 2020 a residir em Portugal.
No passado dia 18 de novembro, Ai Weiwei conheceu as diversas instalações da Escola de Arte e Arquitetura da UMinho e ainda marcou presença numa palestra no Auditório Nobre da UMinho. O seu dia na cidade berço não terminou sem uma visita a duas exposições da Contextile, na Garagem Avenida e também no Palácio Vila Flor.
Ai Weiwei é um artista e arquiteto amplamente reconhecido pela sua intervenção como artista e ativista, continuando a desafiar fronteiras com a sua arte, que mistura crítica social, política e inovação.