Agenda começa a ficar preenchida. Há muito para ver em Guimarães

0

Os vimaranenses, e seus visitantes, terão muitas opções de lazer para os próximos tempos. A agenda cultural de Guimarães começa a expressar-se com uma quantidade de eventos próximos dos níveis de pré-pandemia.

Para quem acompanha a agenda local apercebeu-se que será difícil escolher o evento do dia. Cinema, música, exposições, teatro, dança, serviço educativo ou eventos ao ar livre são algumas das apostas que Guimarães apresenta para os próximos meses.

No entanto, há eventos que não vão acontecer como são os exemplos da Noite Branca, Vai-m’à Banda, L’Agosto ou a habitual Feira Afonsina. Ainda assim há eventos em espaços específicos que vão mesmo acontecer, como se podem ver abaixo, ou então na agenda do FreePass Guimarães.

MUNICÍPIO DE GUIMARÃES
No que toca aos eventos promovidos pelo governo local, há alguns apontamentos a ter em conta. O regresso da Orquestra de Guimarães ao ativo é um deles, assim como o Festival Estalo, do qual falaremos ao pormenor mais abaixo. Há ainda um concerto de PZ em Serzedelo e um programa especial da Feira Afonsina.

CENTRO CULTURAL VILA FLOR
Com um especial destaque para o teatro, com o regresso dos Festivais Gil Vicente no início de junho, o CCVF vai também contar com concertos de Capicua (que não vem sozinha) e o regresso do ciclo Lufada, com Júlio Resende, o Duo Bruno Santos e Ricardo Toscano, Bruno Pernadas e Surma. Há ainda uma grande exposição para ver no Palácio Vila Flor até 31 de julho.

FESTIVAL ESTALO
Um mercado e uma mostra de BD e ilustração prometem atrair alguns artistas e aficionados pelas vertentes mais underground. São esperados concertos de Samuel Martins Coelho, Lavoisier e OtrotortO, assim como uma secção de filmes promovida pelo Bando à Parte e o seu líder Rodrigo Areias.

CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES
A acompanhar as exposições permanentes e as temporárias, Guimarães tem muito para conhecer dentro deste “pequeno” museu. Indignu e Ece Canlı trazem música, mas há também cinema e visitas para miúdos e graúdos. Por aqui passam também espetáculos dos Festivais Gil Vicente e ainda mais concertos do ciclo Terra.

BANHOS VELHOS
O verão na freguesia das Taipas é tudo menos calmo. Este ano estão prometidos os concertos de Manel Cruz, Sensible Soccers, Noiserv, David Bruno, Clã, JP Simões e muito mais. O programa contempla ainda conversas, tertúlias e oficinas para os mais novos.

CLAV SESSIONS
A chegar a mais um final de temporada, as CLAV Sessions apresentam ainda dois nomes fortes da nova música nacional. Dada Garbeck e Himalion vão fechar mais um ciclo, mas o CLAV promete não ficar por aqui e apresentará mais nomes para os próximos meses.

MULTIUSOS DE GUIMARÃES
Sendo este o maior palco da cidade acarreta também grandes responsabilidades. Atualmente funciona aqui o centro de vacinação, no entanto estão já na agenda alguns espetáculos como o concerto de Tony Carreira, Lucas Neto e um grande evento que deverá ser apresentado nos próximos dias.

CONVÍVIOS NA MISERICÓRDIA
Paulo Barros e Pedro Emanuel Pereira abriram a segunda edição dos Convívios na Misericórdia. O ciclo vai ainda contar com mais dois concertos agendados para o início do mês de junho, com Daniel Pereira Cristo e a Associação Guimarães Fado.

Share.

Comments are closed.