A zona sul da cidade continua em transformação. Depois de serem criados mais e melhores acessos à zona da Veiga de Creixomil, continuam os arranjos para melhorar o fluxo rodoviário que apresentava graves constrangimentos.
A obra já arrancou e irá percorrer grande parte da ciclovia que existe entre o cruzamento da Cidade Desportiva e a ligação entre Guimarães – Silvares. Com um custo de quase 2 milhões de euros, a via de ligação irá melhorar os acessos à zona do Parque da Cidade Desportiva e do Hospital da Luz, com uma rotunda, que, devido às construções existentes e dificuldades topográficas, não era permitida uma boa circulação.
Com esta solução, o Município de Guimarães apresenta a criação de uma nova faixa de rodagem de dois sentidos, uma ciclovia, um passeio, para além da recuperação e reabilitação de toda a zona verde ali à volta. Esta área tem tido muita procura devido ao vasto leque de entidades que ali estão sediadas, como o Parque da Cidade Desportiva, Pistas Gémeos Castro, Hospital da Luz, Colégio Nossa Senhora da Conceição ou o Complexo de Piscinas.
O Município de Guimarães anunciou um investimento de 1.846.695,67€ + IVA, adjudicado à M. Couto Alves, S.A., com um prazo de execução de 365 dias.