A Memória tem finalmente Casa própria

0

A Casa da Memória inaugurou em Junho de 2016 e é um dos maiores equipamentos apresentado em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura volta ao activo.


Apresentação da Casa da Memória no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Em conferência de imprensa, onde estavam presentes Domingos Bragança (Presidente da Câmara Municipal de Guimarães) e José Bastos (Vereador da Cultura), foi apresentada a equipa operacional da Casa da Memória encabeçada por Joana Fernandes e Eduardo Brito. O actual director do departamento de Cultura, Turismo e Juventude, José Nobre, toma posse como novo director executivo da Casa da Memória.

Este novo ponto cultural de Guimarães mostra-se com três novas valências. Uma exposição permanente onde duas das naves deste edifício serão ocupadas com imagens e objectos do território e pessoas. Outra das valências consistui num repositório, em que se pretende jogar com as memórias individuais e colectivas, através da cartografia, mapas, filmes, impressões, apontamentos, entre outro tipo de registos. O último ponto está ligado à parte imaterial vimaranense onde, através de uma programação regular, estão propostos eventos com o objectivo de ligar a forte cultura de Guimarães a todos os interessados.

Mais recentemente, a Casa da Memória serviu de “albergue” a várias exposições temporárias como é o exemplo da Contextile, em 2014, ou a História do Desporto Vimaranense, em 2013.

Share.
Exit mobile version