A Memória tem finalmente Casa própria

0

A Casa da Memória inaugurou em Junho de 2016 e é um dos maiores equipamentos apresentado em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura volta ao activo.

IMG_6037
Apresentação da Casa da Memória no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Em conferência de imprensa, onde estavam presentes Domingos Bragança (Presidente da Câmara Municipal de Guimarães) e José Bastos (Vereador da Cultura), foi apresentada a equipa operacional da Casa da Memória encabeçada por Joana Fernandes e Eduardo Brito. O actual director do departamento de Cultura, Turismo e Juventude, José Nobre, toma posse como novo director executivo da Casa da Memória.

Este novo ponto cultural de Guimarães mostra-se com três novas valências. Uma exposição permanente onde duas das naves deste edifício serão ocupadas com imagens e objectos do território e pessoas. Outra das valências consistui num repositório, em que se pretende jogar com as memórias individuais e colectivas, através da cartografia, mapas, filmes, impressões, apontamentos, entre outro tipo de registos. O último ponto está ligado à parte imaterial vimaranense onde, através de uma programação regular, estão propostos eventos com o objectivo de ligar a forte cultura de Guimarães a todos os interessados.

Mais recentemente, a Casa da Memória serviu de “albergue” a várias exposições temporárias como é o exemplo da Contextile, em 2014, ou a História do Desporto Vimaranense, em 2013.

Share.

Comments are closed.