Nasceu em Guimarães o LAC – Laboratório de Ação Cívica para aproximar o cidadão comum da sociedade e das políticas públicas. O primeiro ato público desta plataforma acontece no próximo dia 24 de janeiro, às 16:30, no auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda com o debate “Democracia hoje: desafios, riscos e participação”.
O LAC apresenta-se online e também presencial com várias iniciativas para todos os públicos. A primeira iniciativa vai contar com a historiadora e comentadora política Raquel Varela, com o jornalista Miguel Carvalho e moderação de Natália Faria. Está ainda reservada uma participação especial do agitador cultural Carlos Mesquita.
Entretanto, a plataforma promovida por um conjunto de cidadãos vimaranenses pretende trabalhar também em zonas periféricas do concelho de Guimarães com “Pontos de Escuta”, ações de participação cívica com o intuito de promover e fomentar opiniões acerca dos seus quotidianos.
O Laboratório de Ação Cívica pretende trabalhar nas áreas da habitação, mobilidade, educação, juventude, ação social, emprego, saúde, desporto, cultura, arte, ambiente, finanças e economia.
