Guimarães aguarda pelas novas enchentes que chegam de vários pontos do planeta para uma das mais consagradas recriações históricas da Europa. A Feira Afonsina acontece entre os dias 20 e 24 de junho e tem entrada livre.
A edição de 2025 da Feira Afonsina traz novidades quanto ao espaço e ao tema elementar para a recriação histórica com “palco” no centro histórico de Guimarães. Sob o mote “A Investidura de Afonso Henriques”, que Guimarães comemorou com o Município de Zamora os 900 anos desta parte significativa da história de Portugal, a reconstituição deste episódio irá decorrer pela primeira vez na parte “baixa” da cidade, parte essa que terá uma “nova” praça no Largo Condessa do Juncal.
Atenção, todas as atividades têm entrada gratuita, sendo que algumas delas necessitam de inscrição prévia antecipada no local da atividade. A Feira Afonsina abre todos os dias às 11:00, com a exceção dos dias 20 e 23 que apenas abrem a partir das 18:00. Abaixo destacamos alguns dos pontos cruciais para viver este evento de forma plena, ora vejamos.

ASSISTIR À INVESTIDURA DE AFONSO HENRIQUES
Todos os dias, com exceção de 24 de junho, será realizada uma recriação do momento em que o “pequeno” Afonso Henriques foi investido como Cavaleiro pelos senhores do Douro e Minho, descontentes com a governança de Dona Teresa, mãe do infante. Esta cerimónia acontece à noite (também uma novidade), às 22:00, entre o Largo da Oliveira e o Largo da Misericórdia.
Local: Largo da Oliveira, Rua da Rainha, Largo da Misericórdia

PETISCAR À REI (E RAINHA)
Por entre as correrias do sobe e desce entre a villa de cima e a villa de baixo, há tempo para petiscar nos vários espaços aderentes ao certame. Haverá também as típicas tabernas (com novidades) que se abrem de propósito para esta feira para matar a fome dos transeuntes.
Locais: Rua Conde D. Henrique e Largo do Juncal

AVENTURAR-SE NO QUELHO DAS DESGRAÇAS
É um dos percursos mais concorridos da Feira Afonsina. O Quelho das Desgraças é onde se encontram os loucos, os larápios ou as meretrizes, que não querem deixar passar por este caminho sem uma interação um pouco… Vá, ortodoxa. Risos e choros, sustos e gritos, são apenas alguns dos estados de como podes sair deste caminho.
Local: Rua João Lopes de Faria (Arquivo Alfredo Pimenta)

BRINDAR COM VINHOS LOCAIS
O Poiso das Barricas tornou-se num espaço já emblemático pelos visitantes da Feira Afonsina. A animação constante, com atores, músicos e venda das famosas “bebidas que fazem rir” fazem deste local um dos mais concorridos do certame medieval.
Local: Largo da Câmara Municipal

VESTIR-SE À DANTES E ROMPER PELO EVENTO COMO SE FIZESSES PARTE
Não é Carnaval, mas é possível mascarar-se. A organização da Feira Afonsina prepara uma pequena montra para quem quiser pertencer à festa medieval. O alugar de guarda-roupa pode ser feito para um ou para todos os dias do evento.
Local: Jardins Paço dos Duques de Bragança

FAZER COMPRAS NOS MERCADORES CAMINHANTES
De vila em vila, passando pelas grandes cidades, mercadores vindos de todo o país apresentam as melhores iguarias, o melhor artesanato ou chás. Há de tudo um pouco e o Euro serve mesmo de moeda de troca.
Locais: Rua Conde D. Henrique, Largo Martins Sarmento e junto à Câmara Municipal

DESAFIAR O FUTURO NO LARGO DO OCULTO
O misticismo sempre fez parte deste evento, e sempre com grande adesão. Leitura de cartas e mãos e compra de pedras milagrosas e sais para curar males são alguns dos propósitos para ir ao Largo do Oculto.
Local: Largo dos Laranjais

APRENDER AS ARTES DA GUERRA E DO FOGO
No Arraial está montado uma imensa rede de tendas onde é possível ficar a conhecer melhor os desafios da arte da guerra e do fogo. Aqui há aprendizagem de técnicas de luta, com espadas, machados e escudos, bem como mestres que trabalham o fogo e o aço.
Local: Arraial (Monte Latito)

COLOCAR OS MAIS PEQUENOS EM EXPERIÊNCIAS MEDIEVAIS
O Jardim dos Infantes destina-se, como já é habitual, aos mais pequenos com várias atividades. Todos os dias haverá um Cortejo dos Petizes às 18:30 e também Horas do Conto com leituras de histórias antigas. Os petizes podem ainda aprender a construir brinquedos medievais na Biblioteca Raul Brandão.
Local: Jardim do Carmo e Biblioteca Raul Brandão

VER E APRENDER COMO ERAM OS ANTIGOS OFÍCIOS
De regresso está também a Praça dos Ofícios, um local onde artesãos, ferreiros e vendedores de todo o tipo de artigos se encontram a mostrar a confeção de alguns produtos medievais. Por aqui também se ouvem cantigas e muitos
Local: Largo da Oliveira

ACESSIBILIDADES MELHORADAS COM VÁRIAS PROPOSTAS
O Município de Guimarães apresentou condições de acesso ao recinto da Feira Afonsina com melhorias significativas. Mais estacionamento, mais WCs adaptados, melhores acessos para mobilidade reduzida (com reforço de estacionamento), fraldário e sinalética inclusiva.
Locais: Entradas da Feira Afonsina

FERIADO MUNICIPAL CELEBRADO COM O SÍMBOLO MAIOR DE PORTUGAL
As Comemorações do Dia UM de Portugal acontecem a 24 de junho, com o expoente máximo a acontecer no Campo de S. Mamede. Ao longo do dia há inaugurações, cerimónias evocativas e dois espetáculos a não perder: A Moixiganguers d’Igualada, que acontece às 12:00, e a Sessão Solene que este ano terá o coletivo ondamarela a dirigir a Orquestra de Guimarães com um coro comunitário.
Locais: Jardins Paço dos Duques e Campo de S. Mamede