O fim do inverno aproxima-se e há ainda uns quantos sítios que merecem uma visita para degustar de uns bons pratos no conforto da mesa de almoço ou de jantar. Eis uma lista de locais a provar em Guimarães por estes dias.
Procuramos espaços com boa gastronomia, “cozy” e com boa relação qualidade/preço; até ao ponto de haver locais que tenham lareira. Conhecidos estes dados, partimos à descoberta de espaços em todo o concelho de Guimarães que sejam bons locais para passar um bom serão neste inverno.
COR DE TANGERINA
O primeiro restaurante vegetariano a abrir em Guimarães é também sinónimo de cozinha sustentável. O espaço é quente e muito agradável, com calor a sair pelas paredes (algo que mantém um certo mistério nestas salas). É ainda o local de onde sai uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, o famoso Mil-folhas de batata, cantarelos e bolota..
PARAÍSO REST19.95
Novo espaço, nova sala com lareira. O restaurante do icónico “Clube Paraíso”, em Pevidém, traz bons sabores à mesa, com arte sempre visível, no conforto da sala de jantar. Cocktails, brunchs e pequenos almoços temáticos são também alguns dos trunfos para visitar este espaço no inverno.
S. GIÃO RESTAURANTE
Conhecido pela sua imponente lareira central, o S. Gião é um dos “must go” do roteiro dos restaurantes em Guimarães. Está localizado em Moreira de Cónegos e tem como principais elementos a cozinha tradicional minhota na sua carta. Outra atração é a vista para as vinhas ali ao lado enquanto se petisca o “típico português”.
AR BELO RESTAURANTE
Localizado em Mesão Frio o Ar Belo coloca na mesa a típica comida de conforto para aquecer corações. Aqui a gastronomia é tratada por “tu” e não há nada melhor que pedir as tradicionais entradas de presunto, fritos, azeitonas e o pâté de atum.
RESTAURANTE PEVIDÉM 4
Saindo da sua própria área geográfica, o restaurante Pevidém 4 é uma ótima escolha para um serão em família ou com amigos. Localizado na freguesia de Brito, o Pevidém 4 torna-se num ponto de referência para os apreciadores da “comida de casa”, ainda que com toques contemporâneos.
RESTAURANTE PATEO
De regresso ao centro da cidade, espaço para descobrir o “novo” Pateo. Com nova gerência, o restaurante do Eurostars Santa Luzia Hotel tem uma ementa variada muito dedicada à gastronomia portuguesa. Apesar de ser um bom local para visitar no verão, o inverno torna-se num pequeno recanto gastronómico.
RESTAURANTE HOTEL DA PENHA
Já é uma expressão conhecida a do “vamos comer filetes à Penha”. O Restaurante Hotel da Penha traz a comida de conforto para a mesa a um preço simpático. Além disso, a vista e a localização são outros dos fatores que compensam pegar no carro ir deslocar-nos até lá. Claro que uma viagem de Teleférico pode ser também um bom meio de transporte para o cimo de Guimarães.
DEAL GUIMARÃES
O conceito de comida portuguesa eleva-se neste novo espaço de Guimarães. O Deal, localizado na zona da Costa, é relativamente recente e tem conquistado paladares com bons pratos ao redor da cozinha nacional. A cereja no topo do bolo acaba por ser a bela sala com lareira.
MIRCATTO
É já um símbolo do norte do concelho. O Mircatto faz a prova viva de contemporaneidade da cozinha mediterrânica com enchidos e pizzas à escolha. Há lugar ainda para apreciar uns belos cocktails enquanto se faz prova do bom ambiente que este espaço proporciona.