Guimarães transformou-se, mais uma vez, numa autentica Cidade Natal e está a atrair vimaranenses e visitantes ao seu centro. Neste mês de dezembro, são várias as iniciativas que se encontram em diversos pontos da cidade.
Outrora seria apenas uma casinha do Pai Natal e uma árvore. Hoje em dia é muito mais que isso. Guimarães abriu-se ao Natal e desenrola um vasto programa para dezembro de 2024. O FreePass reuniu várias iniciativas que mais se destacam no âmbito da “Cidade Natal“.
DAR DE CARAS COM ANIMAÇÕES NAS RUAS DA CIDADE
Nos dias mais concorridos da Cidade Natal é bastante natural que as pessoas dêem de caras com música, artes circenses e teatro ambulante nas ruas e praças. Estes programas arrancam sempre perto do Mercado de Natal e vão percorrer várias artérias da cidade.
PATINAR NO GELO
A pista de gelo é uma das grandes atrações deste programa. O acesso ao recinto tem um custo pelo aluguer dos artigos para patinar no gelo que ronda os 4€. Crianças e adultos podem aqui fazer boas acrobacias para experimentar um pouco do que é esta atividade mais conhecida nos países nórdicos.
FAZER UMAS COMPRAS NO CENTRO DA CIDADE
As lojas do comércio de rua estão decoradas a rigor para enfrentar as multidões que procuram boas prendas e serviços para oferecer nesta quadra de Natal. É nesta época que muitos vimaranenses aproveitam para fazer valer o comércio mais tradicional da cidade de Guimarães.
ASSISTIR AOS PROGRAMAS ARTÍSTICOS NO MERCADO
O Mercado de Natal está com uma boa programação para esta temporada de Natal. O público pode abrigar-se do mau tempo e ainda assistir a vários espetáculos até ao próximo dia 24 de dezembro. O acesso é totalmente gratuito e traz um cartaz repleto de coisas boas.
PINTAR UM MONUMENTO
Outra das novidades deste programa da Cidade Natal é o video-mapping que se encontra na fachada da Santa Casa da Misericórdia e da igreja ao lado com o mesmo nome. Todos os dias, entre as 17:30 e as 22:00, os transeuntes podem chegar-se ao ecrã tátil e colorir esta bonita fachada do centro histórico de Guimarães.
PÔR OS MIÚDOS NOS CARROCEIS
Claro que os mais novos podem também ter o seu espaço de diversão. Há “carrinhos” no Toural e na Alameda S. Dâmaso com preços a rondar os 2,5€. Haverá claro a possibilidade de bons “berreiros” para quando têm que sair dos carrosseis.
ENCANTAR-SE COM OS GRANDES CONCERTOS DE NATAL
Banda Musical de Pevidém, Orquestra do Norte ou a Orquestra de Guimarães estão com grandes concertos de Natal agendados para abrilhantar esta época. Atenção, alguns destes concertos são gratuitos, e mesmo os pagos têm sempre tendência a esgotar. Cheguem cedo aos locais onde os espetáculos são gratuitos.
MOSTRAR A LISTA DE PRENDAS AO PAI NATAL
É uma iniciativa mais dedicada aos miúdos, mas também os graudos podem pedir os seus maiores desejos, ninguém vai levar a mal. A Casa do Pai Natal encontra-se no Largo do Toural e estará de portas abertas nos dias de maior afluência à cidade, ou seja, sextas, sábados e domingos.
REALIZAR UNS WORKSHOPS
Entidades como a Biblioteca Municipal Raul Brandão, Curtir Ciência, A Oficina ou a organização da Cidade Natal, estão também com programas para “fazer” coisas. Atentos aos mais pequenos, estas entidades estão com excelentes iniciativas para esta temporada. Consulta todos os projetos neste link.