As mais recentes aberturas expositivas estão a suscitar um grande interesse do público. Entre a arte têxtil à urbana, o FreePass deixa aqui algumas recomendações para visitar nos próximos dias.
Com um curto orçamento é possível passear a pé por Guimarães e ainda ver e aprender com algumas exposições que se encontram em diversos espaços da cidade. Eis algumas sugestões para passar umas boas tardes deste outono na cidade berço de Portugal.
CONTEXTILE 2024
No passado dia 12 de outubro, a Contextile abriu a sua mais recente exposição. “Touching Contexts” é o resultado de uma residência artística de 9 artistas vindos dos quatro cantos do mundo que trabalharam algumas semanas no concelho, onde visitaram algumas fábricas e entidades ligadas ao setor têxtil locais.
BAIRRO C
Duas obras do já reconhecido Bairro C, foram reintervencionadas e estão agora disponíveis para um melhor avistamento do público. “A Nuvem”, do arquiteto vimaranense Miguel Trigo, e “Projeto Ruído”, da curadoria da Circus Network, estão “renovadas” neste pequeno bairro do centro de Guimarães.
MICA: THE BUILDING OF THE VESSEL
A artista Catarina Braga desconstrói as tradicionais peças de cerâmica e olaria de Guimarães. As várias técnicas ocais de trabalhar o barro vermelho é o mote para esta exposição que se encontra no primeiro piso da Loja Oficina, até 22 de março de 2025.
AS PARAGENS QUE O TEMPO HABITA
Novo ano, novas instalações artísticas nas paragens de autocarros de Guimarães. O projeto “As Paragens Que o Tempo Habita” encontram-se em vários apeadeiros do miolo urbano, com cerca de uma dúzia de artistas que trabalham ou residem no concelho de Guimarães.
MGA PROJECT: ENTRE TEMPOS
Um ano após a conquista do mais importante título patrimonial da UNESCO, Couros refletiu um novo olhar pelo arquiteto Alexandre Coelho Lima, que expôs três fotografias de grande formato na peculiar galeria da MGA Project, na Alameda S. Dâmaso. A exposição ficará neste espaço até 15 de dezembro.
ARTE PÚBLICA DE GUIMARÃES
Até 30 de novembro é possível visitar a exposição de José Pastor relativa à “Arte Pública de Guimarães”, no Posto de Turismo da Praça S. Tiago. Esta exposição junta várias obras, das mais antigas às mais recentes, que se encontram no espaço público do concelho de Guimarães. Estátuas, bustos, baixos relevos e pinturas são algumas das propostas do editor vimaranense.
PROJECT ROOM: LUXURIA
O artista Pedro Bastos assina o 16º momento do programa de artes visuais Guimarães Project Room. O Museu de Alberto Sampaio volta a acolher mais um momento deste ciclo artístico com foco no vídeo criado pelo artista vimaranense.
AU.SENTE.
Até ao fim de novembro é possível visitar gratuitamente a exposição conjunta de José Teibão e Joy Hanford “Au-sente.”. Nesta mostra são utilizadas técnicas cooperativas de cerâmica, escultura e instalações dois dois artistas que convidam à reflexão da ausência num espaço “vazio”.