8 negócios vimaranenses que primam pela sustentabilidade

0

São cada vez mais os negócios que erguem a bandeira da sustentabilidade. Nos últimos meses o FreePass Guimarães tem-se deparado com alguns projetos interessantes do ponto de vista da ecologia.

Ecológicos, sustentáveis, socialmente respeitáveis e com o ambiente em primeiro lugar, estes são alguns dos negócios que se podem encontrar um pouco por toda a cidade. Lojas, restaurantes, marcas de roupa ou até uma empresa que lava veículos ao domicílio são alguns dos negócios encontrados.

WASH IN PLACE
Nasceu em Guimarães uma das mais dedicadas start ups ecológicas do momento. A Wash in Place está já em várias cidades do norte de Portugal, como Guimarães, Braga, Viana do Castelo e Porto na lavagem de veículos automóveis com pouca utilização de água e químicos. Além disso, a WIP higieniza o interior dos automóveis com recurso a um aparelho inovador.

AVÔ GRANEL
Compra online e recebe em casa produtos que usas todos os dias, como escovas dos dentes, cotonetes, sabonetes ou palhinas de bambu, e tudo com uma pegada ambiental reduzida a quase zero. O Avô Granel tem também um pick-up point no coração do centro histórico de Guimarães.

COR DE TANGERINA
Uma cozinha sustentável num edifício também ele projetado para o ser. O Cor de Tangerina é o mais antigo restaurante vegetariano da região e é também um dos que mais recorre aos produtores locais para dar a provar aos seus clientes e amigos.

RUFO
Este espaço recentemente aberto no Largo da Oliveira veio dar a conhecer um produto muito utilizado antigamente e já esquecido hoje em dia, o linho. Com este produto criam-se roupas mais amigas do ambiente sem recurso a químicos e outros produtos muito explorados pelas grandes marcas.

MERCATUS DA CONDESSA
É uma casa portuguesa com certeza. Portugal, e parte da produção orgânica nacional, pode ser encontrada nesta pequena loja do Largo Condessa do Juncal, também conhecido como Feira do Pão. Certamente será um espaço convidativo para um café durante a tarde.

CANTINA
Mais um espaço a dar boas cartas na cozinha vegetariana. Muitos dos produtos aqui utilizados são adquiridos no Mercado Municipal, localizado a poucos metros do grande edifício do CAAA. O Cantina está aberto todos os dias da semana à hora de almoço.

SEEDS4LIFE
O granel para ficar. Comprar a granel significa muitas vezes poupar e não desperdiçar. O Seeds4Life tem também várias soluções para levar alguns vegetais, sementes ou outros produtos sem ter que recorrer a sacos plásticos e embalagens desnecessárias.

A COZINHA POR ANTÓNIO LOUREIRO
A única Estrela Michelin da cidade de Guimarães tem agora um novo objetivo: o km zero. Este conceito pretende que todos os produtos que saem desta cozinha sejam comprados a produtores locais, num raio máximo de 50 quilómetros, mantendo a qualidade e assim conseguir ajudar a economia local.

Share.

Leave A Reply