8 ideias para o Dia dos Museus em Guimarães

0

No próximo dia 18 de Maio celebra-se mais um Dia Internacional dos Museus e Guimarães não falta à chamada. Há dezenas de actividades e entradas gratuitas.

O Paço dos Duques de Bragança, a Casa da Memória ou Centro Internacional das Artes José de Guimarães estão com várias actividades associadas ao Dia Internacional dos Museus. Vejamos o que cada um preparou:

MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO
Entre as 10:00 e as 22:00 haverá várias iniciativas neste histórico museu com teatro de marionetas (17:00 e 21:30) e uma visita guiada a uma das salas principais deste espaço, a Sala de Aljubarrota (21:00). Ao longo do dia é possível também saber mais sobre as praças e largos próximos do Museu de Aberto Sampaio.

SOCIEDADE MARTINS SARMENTO
O museu arqueológico vimaranense propõe uma grande viagem neste dia. Com entradas e visitas guiadas (10:00, 16:00 e 21:30) gratuitas, o dia será completado com momentos musicais por todo o museu. Aproveita também para ver um dos mais belos jardins de Guimarães.

CASA DA MEMÓRIA
Com entradas gratuitas durante todo o dia, a casa de todos os vimaranenses irá contar com uma visita/jogo com a Onda Amarela às 11:00. Às 21:30 será realizada uma visita nocturna cujo destino será o CIAJG, com guias inusitados e performances pelo meio.

CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES
Antes da Visita Nocturna há um dia repleto de actividades no CIAJG. Gonçalo Fonseca prepara uma oficina de construção de máscaras a partir das 11:00 deixando depois as portas abertas para mais uma visita de Nuno Preto pelos corredores secretos deste grande museu.

PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA
No topo da malha citadina de Guimarães haverá percursos para explorar a partir do Paço dos Duques por 1,5€ a partir das 10:00. Às 15:00 há Teatro de Marionetas e as entradas livres neste espaço museológico acontecem a partir das 21:30 com direito a assistir a um concerto da Orquestra de Guimarães.

MUSEU DA CULTURA CASTREJA
O Museu da Cultura Castreja estará aberto durante todo o dia com visitas gratuitas. No entanto, às 17:00, haverá uma visita guiada por este espaço localizado na freguesia de Briteiros, junto à Citânia de Briteiros.

CURTIR CIÊNCIA
O Centro de Ciência Viva de Guimarães tem uma sugestão alternativa e dedicada aos jovens. Pequenos Exploradores vão realizar um percurso pela zona mais baixa da cidade e procurar a biodiversidade com um kit que poderá ser adquirido no Curtir Ciência.

CITÂNIA DE BRITEIROS (ADIADO)
Outrora uma pequena “villa”, a Citânia de Briteiros vai explorar algumas das curiosidades e experiências em conjunto com o Curtir Ciência, terá também uma ceia reconfortante a 1,5€ e ainda uma noite de observação dos astros com o Clube de Astronomia das Taipas. Algumas destas iniciativas contam com inscrição prévia.

Share.

Comments are closed.