Nos últimos dias foram inauguradas várias exposições que podem ser visitadas em vários espaços da cidade berço. Vejamos então algumas sugestões para apreciar nas próximas semanas.
A arte está em alta em Guimarães com dezenas de exposições, algumas delas gratuitas, para visitar a poucos metros de distância. O destaque vai para o novo ciclo do CIAJG, o novo artista da galeria Project Room ou a exposição itinerante sobre o arquiteto Fernando Távora que tem percorrido várias galerias públicas e privadas de todo o país. Vejamos o percurso.
OUB’LÁ: 40 ANOS DE ARTE, COLAGENS E RECICLAGEM
O pequeno bar da Praça de S. Tiago aberta dezenas de trabalhos do artista brasileiro Maurício Kiffer. Decadas a elaborar trabalhos artísticos com recurso a técnicas de colagem, o resultado é bem surpreendente para quem visita o Oub’Lá por estes dias.
PROJECT ROOM: FLÁVIO VIDAL CARVALHO
Há mais uma página escrita na história da arte contemporânea vimaranense. Flávio Vidal Carvalho apresentou os seus mais recentes trabalhos na extensão do Museu de Alberto Sampaio, mais propriamente no Palacete de S. Tiago. A entrada é livre e gratuita.
GARAGEM AVENIDA: FERNANDO TÁVORA. PENSAMENTO LIVRE
Um dos mais importante arquitetos portugueses tem nova exposição a decorrer em Guimarães, ela própria uma cidade pensada e trabalhada por Fernando Távora. Várias obras, com plantas, maquetes e esquiços, estão expostas na galeria da Garagem Avenida até ao dia 6 de julho.
PALÁCIO VILA FLOR: FAZER ARBÍTRIO
A partir dos destroços anuais da Casa da Marcha Gualteriana, o Estúdio Origami das Caldas da Rainha, trabalharam na nova exposição que se encontra no Palácio Vila Flor. “Fazer Arbítrio” encerra ao público no dia 5 de agosto.
SOCIEDADE MARTINS SARMENTO: IT’S RAINING AGAIN
O artista Valdemar Santos apresentou no museu arqueológico da Sociedade Martins Sarmento a sua mais recente coleção “It’s Raining Again”, uma mostra de trabalhos e realizações plásticas e visuais. A exposição estará patente na galeria de arte até 18 de agosto.
CIAJG: PROBLEMAS DO PRIMITIVISMO
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães continua a colocar temas atuais no centro da temática expositiva. O colonialismo serve-se em forma de arte e documentos com dois andares de trabalhos de vários artistas. A exposição fica neste espaço até meados de novembro.
CÂMARA MUNICIPAL DE GUIMARÃES: MULHERES COM ASAS
No âmbito da semana dedicada a uma doença autoimune, o Lúpus, o Município de Guimarães assinalou o momento com uma exposição da artista Helena Lobato. A exposição está disponível e com entrada gratuita no claustro do antigo Convento de Santa Clara.