7 motivos para não perderes o Westway Lab

0

À terceira edição, Guimarães vai vibrar com a sua própria produção. A partir de 14 de Abril até dia 16, dezenas de músicos vão apresentar os resultados da sua estadia no CCC.

Guimarães afirma-se cada vez mais como centro de criação cultural. Foi assim em 2012, e nestes últimos anos parece não abrandar com a mesma estratégia. Daí surge o Westway Lab que traz a 2016 os três Ps: processo, pensamento e produto. E se os tremores já se fazem sentir, adiantamos que o epicentro é no Centro Cultural Vila Flor.

westway1_Ivo Rainha

Os concertos
Com PAUS e Filho da Mãe, Guimarães convoca ainda mais dois nomes estrangeiros que prometem dar que falar nos próximos tempos: The Membranes (que foram desafiados a juntar-se ao Coro de Jazz do Convívio) e My Baby. Anotem bem, porque daqui a uns meses eles estão “noutros palcos”.

Ivo Rainha

O palco Gigmit
É uma das novidades deste ano. O Westway Lab associa-se a esta importante plataforma internacional do qual resultou um open call com um resultado inesperado de 200 participações. Vários dias depois foram escolhidas três bandas para actuar no Café Concerto: Suzie Stapleton, Sleepwalker’s Station e Fortnight in Florida. A entrada é gratuita.

Ivo Rainha

As residências artísticas
A partir do dia 6 de Abril, músicos nacionais e internacionais irão formar grupos de trabalho para assim criarem uma performance de 30 minutos para a apresentarem ao público. Para os músicos “o desafio é muito interessante” e os resultados das edições anteriores também.

Ivo Rainha

Showcases (ou “apresentação do resultado da residência artística”)
Acontecem no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor e prometem dar que falar. Será possível um grupo de artistas criarem músicas em tão pouco tempo e depois apresentá-las sem qualquer “prego”? Esperemos para ver.

westway1_Ivo Rainha

As Talks
Têm lugar marcado no Cor de Tangerina e no Tio Júlio e são breves apresentações do que pode acontecer em palco umas horas mais tarde (nos showcases). É também o lugar onde os criadores partilham ideias e as dificuldades que encontraram nestes últimos dias no Centro de Criação de Candoso.

Ivo Rainha

Conferências Pro
A música tem toda uma indústria por trás e o Westway Lab está também focado nisso. As conferências são o ponto de partida para a discussão da nova era que agora vivemos, como é o caso do streaming. Com um painel de excelência, estas palestras serão o ponto de partida para estabelecer contactos e parcerias.

guimaraesjazz2015_Ivo Rainha

Um fim-de-semana a abrir
Tudo acontece no Centro Cultural Vila Flor e durante 4 dias (para os maiores interessados) ou 2 dias (para os fanáticos da música). Com um conjunto de actividades é uma boa altura para (ab)usares de um dos melhores equipamentos culturais e ver uns bons concertos por um valor bem em conta: 15€.

Até lá, o FreePass Guimarães vai-te mantendo informado com as mais recentes novidades deste que é um festival a seguir nos próximos tempos, pois a bússola está a compor-se com a busca do Northway, Eastway e Southway.

Share.

Comments are closed.